Portal de Veterinária

Um espaço de conhecimento

Músculo Reto do Abdome

Características do músculo reto do abdome:

.

Forma uma ampla faixa ao lado da linha branca do abdome. Emerge das superfícies ventrais das cartilagens das costelas e do esterno, inserindo-se na borda púbica por meio de um tendão pré-púbico. A parte carnosa, que é mais larga aproximadamente no meio do abdome, divide-se em uma série de segmentos por septos transversos irregulares, as interseções tendíneas. O tendão pré-púbico funciona como uma inserção comum para os músculos abdominais e a linha branca.

Na região umbilical, a lâmina externa da bainha do reto do abdome se forma pelas aponeuroses fundidas dos músculos oblíquos. A lâmina interna se forma pela aponeurose do transverso do abdome.

A bainha do reto do abdome, a disposição dos tendões aponeuróticos dos músculos do flanco ao redor do reto do abdome, varia em detalhes entre as espécies. Na organização básica, os tendões dos dois músculos oblíquos formam uma camada na superfície externa (ventral) do reto, ao passo que a do transverso fica em contato com a superfície interna; ambas as camadas fundem-se com a linha branca para completar o fechamento.

Anúncios

19 novembro 2008 - Posted by | Anatomia, Miologia |

1 Comentário »

  1. […] Estruturas a saber: Músculo oblíquo abdominal interno, músculo oblíquo abdominal externo, músculo transverso do abdome, músculo reto do abdome. […]

    Pingback por Região Abdominal Ventral – Cão « Portal de Veterinária | 27 novembro 2008


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: